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O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) vai mudar na
sua próxima edição. E vai começar já pelo nome. A Avaliação Nacional de
Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc,
também conhecida como Prova Brasil) deixarão de existir com essa nomenclatura.
A partir de 2019, todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb. O
que vai marcar as diferenças será a indicação da etapa e das áreas do
conhecimento avaliadas.
Outra novidade é que o Saeb passa a incluir também a Educação
Infantil, além do Ensino Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As
aplicações acontecem para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º ano
e 3ª série do Ensino Médio. O 3º ano do Fundamental, que era coberto pela ANA,
deixa de ser avaliado. Essa mudança acontece por causa da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), que estabelece o fim do ciclo de alfabetização no 2º ano e
não mais no 3º.
A Educação Infantil também passa a ser avaliada a partir do próximo ano. Crédito: Elza Fiuza/Agência Brasil |
A ANA e a Prova Brasil, aplicadas no Ensino Fundamental e
Médio, exploravam Língua Portuguesa e Matemática. Já na próxima edição, o 9º
ano deverá também contemplar as áreas de Ciências da Natureza e de Ciências
Humanas no escopo do teste.
As frequências e os anos de aplicação também sofrem
alterações. A partir de 2019, todas as avaliações da Educação Básica serão
aplicadas em anos ímpares, e a divulgação dos resultados acontece nos anos
pares. Até então, cada uma era aplicada de acordo com diretrizes específicas. A
ANA, por exemplo, tinha uma frequência anual, enquanto a Prova Brasil era
bienal.
Haverá ainda aprimoramento nos questionários e plataformas do
Saeb, além da revisão das matrizes de avaliação. A última revisão ocorreu em
2001. “O novo Saeb moderniza a sua arquitetura para acoplar aos resultados de
desempenho dos alunos uma análise dos fatores associados a esse desempenho”,
disse Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Saeb. De acordo com Maria
Inês, isso vai permitir que gestores e equipes técnicas das secretarias de
Educação compreendam o resultado do desempenho dos alunos no contexto real e
social onde ele ocorre.
"Estas mudanças estão dentro do compasso da avaliação
educacional do cenário mundial. Além deste aspecto, o novo Saeb ampliará a
produção de evidências, o que impacta diretamente em uma gestão com melhor
planejamento", disse o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a
coletiva que anunciou as alterações. As medidas valem para escolas públicas,
mas qualquer escola particular que ofereça as etapas avaliadas podem aderir ao
teste.
AINDA EM 2018
O Inep deverá validar ainda neste ano as matrizes de
referência de Linguagens, Matemática e Ciências levando em consideração a BNCC.
Além disso, o Inep deve publicar as novas matrizes de avaliação, que valem para
a edição 2019 da prova.
Para as futuras edições, o órgão já estuda possibilidades de
aferição de habilidades socioemocionais, a revisão das matrizes avaliativas do
Ensino Médio (após a aprovação da BNCC dessa etapa) e a possibilidade de uma
autoavaliação para diagnosticar e intervir em temas como clima escolar e
Educação especial.
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA
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