NOSSA ESCOLA


A escola entende que é necessária a integração dos conhecimentos escolares no currículo no intuito de favorecer a sua contextualização e aproximar o processo educativo das experiências dos alunos, oportunizando o conhecimento  e a análise de experiências assentadas em diversas concepções de currículo integrado e interdisciplinar oferecerá aos docentes subsídios para desenvolver propostas pedagógicas que avancem na direção de um trabalho colaborativo, capaz de superar a fragmentação dos componentes curriculares.

Entendemos a importância da construção e execução das propostas curriculares ordenadas em torno de grandes eixos articuladores, projetos interdisciplinares com base em temas geradores formulados a partir de questões da comunidade e articulados aos componentes curriculares e às áreas de conhecimento, currículos em rede, propostas ordenadas em torno de conceitos chave ou conceitos nucleares que permitam trabalhar as questões cognitivas e as questões culturais numa perspectiva transversal, e projetos de trabalho com diversas acepções.

Os projetos propostos pela escola, comunidade, redes e sistemas de ensino serão articulados ao desenvolvimento dos componentes curriculares e às áreas de conhecimento, observadas as disposições contidas nas leis e normas que regem a educação básica no Brasil.

Os docentes levarão em conta a diversidade sociocultural da população escolar, as desigualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos no desenvolvimento de metodologias e estratégias variadas que melhor respondam às diferenças de aprendizagem entre os estudantes e às suas demandas.

  A escola proporcionará condições mínimas de trabalho aos seus profissionais e o provimento de outros insumos com vistas à criação de um ambiente propício à aprendizagem, com base:

·          No trabalho compartilhado e no compromisso individual e coletivo dos professores e demais profissionais da escola com a aprendizagem dos alunos;

·          No atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante abordagens apropriadas;

·          Na utilização dos recursos disponíveis na escola e nos espaços sociais e culturais do entorno;

·          Na contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e socialmente significativa;

·          No cultivo do diálogo e de relações de parceria com as famílias.

Como mediadores das ações pedagógicas, caberá aos docentes equilibrar a ênfase no reconhecimento e valorização da experiência do aluno e da cultura local que contribui para construir identidades afirmativas, e a necessidade de lhes fornecer instrumentos mais complexos de análise da realidade que possibilitem o acesso a níveis universais de explicação dos fenômenos, propiciando-lhes os meios para transitar entre a sua e outras realidades e culturas e participar de diferentes esferas da vida social, econômica e política.

A escola e os professores, com o apoio das famílias e da comunidade, envidarão esforços para assegurar o progresso contínuo dos alunos no que se refere ao seu desenvolvimento pleno e à aquisição de aprendizagens significativas, lançando mão de todos os recursos disponíveis e criando renovadas oportunidades para evitar que a trajetória escolar discente seja retardada ou indevidamente interrompida.

A escola adotará as providências necessárias para que a operacionalização do princípio da continuidade não seja traduzida como “promoção automática” de alunos de um ano\série para o seguinte, e para que o combate à repetência não se transforme em descompromisso com o ensino e a aprendizagem.

A escola organizará os trabalhos pedagógicos incluindo a mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares, a diversidade nos agrupamentos de alunos, as diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes investigativas, as abordagens complementares e as atividades de reforço, a articulação entre a escola e a comunidade, e o acesso aos espaços de expressão cultural.

A utilização qualificada das tecnologias e conteúdos das mídias como recurso aliado ao desenvolvimento do currículo contribui para o importante papel que tem a escola como ambiente de inclusão digital e de utilização crítica das tecnologias da informação e comunicação, requerendo o aporte dos sistemas de ensino no que se refere à:

·           Provisão de recursos midiáticos atualizados e em número suficiente para o atendimento aos alunos;
·           Adequada formação do professor e demais profissionais da escola.


FONTE: PPP (Projeto Político Pedagógico)

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