A
escola entende que é necessária a integração dos conhecimentos escolares no
currículo no intuito de favorecer a sua contextualização e aproximar o processo
educativo das experiências dos alunos, oportunizando o conhecimento e a análise de experiências assentadas em
diversas concepções de currículo integrado e interdisciplinar oferecerá aos
docentes subsídios para desenvolver propostas pedagógicas que avancem na
direção de um trabalho colaborativo, capaz de superar a fragmentação dos
componentes curriculares.
Entendemos
a importância da construção e execução das propostas curriculares ordenadas em
torno de grandes eixos articuladores, projetos interdisciplinares com base em
temas geradores formulados a partir de questões da comunidade e articulados aos
componentes curriculares e às áreas de conhecimento, currículos em rede,
propostas ordenadas em torno de conceitos chave ou conceitos nucleares que
permitam trabalhar as questões cognitivas e as questões culturais numa
perspectiva transversal, e projetos de trabalho com diversas acepções.
Os
projetos propostos pela escola, comunidade, redes e sistemas de ensino serão articulados
ao desenvolvimento dos componentes curriculares e às áreas de conhecimento,
observadas as disposições contidas nas leis e normas que regem a educação básica
no Brasil.
Os docentes
levarão em conta a diversidade sociocultural da população escolar, as
desigualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses
e necessidades apresentadas pelos alunos no desenvolvimento de metodologias e
estratégias variadas que melhor respondam às diferenças de aprendizagem entre
os estudantes e às suas demandas.
A
escola proporcionará condições mínimas de trabalho aos seus profissionais e o
provimento de outros insumos com vistas à criação de um ambiente propício à
aprendizagem, com base:
·
No
trabalho compartilhado e no compromisso individual e coletivo dos professores e
demais profissionais da escola com a aprendizagem dos alunos;
·
No
atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante abordagens
apropriadas;
·
Na
utilização dos recursos disponíveis na escola e nos espaços sociais e culturais
do entorno;
·
Na
contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e
socialmente significativa;
·
No cultivo do diálogo e de relações de
parceria com as famílias.
Como
mediadores das ações pedagógicas, caberá aos docentes equilibrar a ênfase no
reconhecimento e valorização da experiência do aluno e da cultura local que
contribui para construir identidades afirmativas, e a necessidade de lhes
fornecer instrumentos mais complexos de análise da realidade que possibilitem o
acesso a níveis universais de explicação dos fenômenos, propiciando-lhes os
meios para transitar entre a sua e outras realidades e culturas e participar de
diferentes esferas da vida social, econômica e política.
A
escola e os professores, com o apoio das famílias e da comunidade, envidarão
esforços para assegurar o progresso contínuo dos alunos no que se refere ao seu
desenvolvimento pleno e à aquisição de aprendizagens significativas, lançando
mão de todos os recursos disponíveis e criando renovadas oportunidades para
evitar que a trajetória escolar discente seja retardada ou indevidamente
interrompida.
A
escola adotará as providências necessárias para que a operacionalização do
princípio da continuidade não seja traduzida como “promoção automática” de
alunos de um ano\série para o seguinte, e para que o combate à repetência não
se transforme em descompromisso com o ensino e a aprendizagem.
A escola
organizará os trabalhos pedagógicos incluindo a mobilidade e a flexibilização
dos tempos e espaços escolares, a diversidade nos agrupamentos de alunos, as
diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados
suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes
investigativas, as abordagens complementares e as atividades de reforço, a
articulação entre a escola e a comunidade, e o acesso aos espaços de expressão
cultural.
A
utilização qualificada das tecnologias e conteúdos das mídias como recurso aliado
ao desenvolvimento do currículo contribui para o importante papel que tem a
escola como ambiente de inclusão digital e de utilização crítica das
tecnologias da informação e comunicação, requerendo o aporte dos sistemas de
ensino no que se refere à:
·
Provisão de
recursos midiáticos atualizados e em número suficiente para o atendimento aos
alunos;
·
Adequada formação do
professor e demais profissionais da escola.
FONTE: PPP (Projeto Político Pedagógico)
0 Comentários