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Professora Monique com alunos com dificuldades em leitura e escrita. 2º ano |
O Programa Mais Alfabetização,
instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem
como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades
escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados
nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
O apoio técnico é
realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das
secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para
cada turma de 1º e 2º anos. O assistente deve auxiliar o trabalho do professor
alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de
competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Os
profissionais contam, ainda, com avaliações diagnósticas e formativas,
disponibilizadas no sistema de monitoramento, a serem aplicadas aos estudantes
em períodos específicos, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da
aprendizagem nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Já o apoio
financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
POR QUE O FOCO NO 1º E 2º
ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
A Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), documento de referência quanto aos direitos e objetivos de
aprendizagem de todo o ensino fundamental, prevê que o foco da ação pedagógica
nos primeiros dois anos do ensino fundamental deve ser a consolidação do
processo de alfabetização. Embora as crianças participem de diferentes práticas
de letramento na Educação Infantil e em contextos externos à instituição
escolar, é no 2º ano do ensino fundamental que se espera que elas sejam
alfabetizadas.
Foto: João de Deus
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